Análise SWOT: uma das estratégias essenciais para o seu negócio

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setembro 16, 2020 | | Artigos, Marketing, Uncategorized |
Também conhecido como análise FOFA, esse método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários, pode ajudar você e a sua empresa na tomada de decisões. 

A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. Foi criada nos anos 60 por Albert Humphrey, na Universidade de Stanford. Ele liderou um projeto de pesquisa que analisou e cruzou sistematicamente os dados das 500 maiores corporações relatadas pela revista Fortune da época. 

 

Desde então, a ferramenta já foi aprimorada e adaptada a diversas operações devido à sua popularidade, rapidez e resultados efetivos. 

Consiste na observação de quatro fatores: dos termos em inglês strengthsweaknessesopportunities e threats. Em português:

Seus objetivos principais é efetuar um resumo das análises internas e externas. Além de identificar elementos-chave para a gestão da empresa, para estabelecer prioridades de atuação.  

 

Precisa estar preparado com opções estratégicas, de riscos e problemas a resolver. É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostra as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de riscos. 

AMBIENTE INTERNO: 

No ambiente interno, a análise SWOT envolve as atividades promovidas dentro da organização, como foco na atividade principal, os tipos de tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional, integração e padronização de processos, gestão de projetos e entre outros. 

– Forças 

O foco desta parte da análise é verificar quais são as vantagens que a sua empresa possui em relação aos concorrentes, o que faz com que os clientes optem por determinado negócio e quais dos elementos internos que beneficiam o seu empreendimento ou fatores que estão sob o seu controle. Quanto melhor for o posicionamento da empresa, maior será a importância desses diferenciais. 

– Fraquezas 

São pontos que podem prejudicar e/ou interferir negativamente no andamento da empresa. E as fraquezas encontradas, então, precisam ser examinadas e observadas de forma individual.

AMBIENTE EXTERNO:

O ambiente externo é composto por fatores que existem fora dos limites da organização, mas que de alguma forma, exercem influência sobre ela. Aqui, entram questões relacionadas à política, crises econômicas, desastres ambientais, taxa de juros, concorrência, mudanças na legislação, entre outras.

– Oportunidades

Nada mais são do que forças externas que impactam positivamente a sua empresa. Você não pode controlá-las, mas pode usufruir delas – desde que sejam reais e possuam embasamento em pesquisas ou estudos.

– Ameaças

São forças externas que influenciam negativamente o seu negócio. Sendo necessário pensar em possíveis eventos que prejudicariam seus lucros e o empreendimento como um todo, como por exemplo: escassez de mão de obra, catástrofes naturais, roubo de dados, novos e melhores concorrentes, entre outros.

Quais as principais vantagens da matriz SWOT?

5 dias para montar a sua análise SWOT

  1. Identifique seu objeto de estudo

A análise SWOT funciona melhor quando temos um objetivo claro e definido como objeto de análise. Esse objetivo, porém, precisa ser abrangente o suficiente para que valha o exercício em si.

  1. Pesquise sobre

A sua pesquisa pode envolver de números internos da empresa ou até estudos de mercado e/ou realizados por consultorias.

  1. Faça brainstorming com a equipe

O brainstorming com a equipe é essencial para descobrir todas as variáveis possíveis. Comece com questões e alongue os tópicos até chegar a ideias criativas e mais específicas. A ideia é encontrar os fatores mais importantes que o levarão a tomar a decisão mais acertada.

  1. Refine os resultados do brainstorming

Finalizado o brainstorming, refine as respostas e corte as suposições e “achismos” e anote dados concretos e fatores que chamaram a atenção.

  1. Defina os próximos passos

Com o quadro organizado, você terá uma visão completa e assertiva de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Agora, basta dar início as análises.

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