Instagram Shopping: saiba como vender mais pela rede social

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janeiro 20, 2021 | | Artigos, Dicas, Marketing, Mídias Digitais, Produto, Vendas |

O Instagram uniu a necessidade das marcas com o desejo do consumidor em um novo recurso, que propicia a experiência de comprar sem sair da plataforma: o Instagram Shopping. 

O Instagram Shopping já é um recurso bastante utilizado por diversas marcas na rede social. Ele oferece praticidade aos usuários por permitir vendas diretamente pela plataforma, sendo possível inserir tags com detalhes sobre o produto e facilitando o fechamento do negócio. 

O que era visto como uma plataforma para compartilhar imagens virou uma grande ferramenta de marketing há muito tempo. 

Quais são os requisitos para vender no Instagram?

Quais são as vantagens do Instagram Shopping?

Essa é, sem dúvidas, uma das melhores ferramentas criadas pelo Instagram. As vantagens são inúmeras, tanto para quem tem um e-commerce quanto para quem compra. 

Aumenta o alcance e reconhecimento de marca: além de poder ter uma vitrine dos seus produtos no perfil, o Instagram também exibe seu catálogo na aba explorar. Novas pessoas podem chegar até seu negócio todos os dias, sem você ter que gastar nada por isso. 

Links sem limitações: o Instagram Shopping permite que você coloque link para os produtos no Feed e no Stories, e não tem número mínimo de seguidores para usar essa função. 

Melhor experiência de compra: a funcionalidade Shopping reduz as etapas da jornada de compra do cliente. Com todas as informações do produto disponíveis na plataforma, e um botão que leva direto a compra, o consumidor consegue ter mais clareza e agilidade para realizar a compra. 

Aumento do tráfego para o site da loja: o botão de “ver no site” estará disponível em todos os produtos catalogados, portanto, mais pessoas irão clicar e visualizar o site. 

Mais vendas: este último é o resultado de todas as outras vantagens juntas. Uma vez que você alcança mais pessoas, otimiza a experiência de compras e leva mais gente pro site, a consequência é um aumento nas vendas. 

Quais são os principais recursos do Instagram Shopping?

Vendas nos Stories

A gente sabe que o story vem ganhando cada vez mais espaço e já é o queridinho dos usuários da rede social, né? A boa notícia é que ele ajuda muito na hora das ações de marketing e vendas. 

Além de permitir maior frequência e dinamismo nas publicações, o recurso ainda permite investimento. Com isso você amplia o alcance dos seus stories, aumenta o engajamento e, consequentemente, os resultados.

Ao criar um story, é necessário usar a tag de venda. O procedimento é bem similar à utilização no feed, inclusive.  

Para isso, é preciso ter o catálogo de produtos devidamente cadastrado. Ou seja: 

Na visão do usuário, ele só precisará clicar na tag para saber mais detalhes do produto, como o preço, e como comprá-lo. Prático, né? 

É justamente por isso que o recurso se torna bem vantajoso na divulgação dos produtos e no aumento das vendas. 

Rola uma especulação que essa funcionalidade possa chegar, em algum momento, também para perfis pessoais. Legal, né? 

Loja na aba “Explorar”

Outra possibilidade que o recurso traz é o de aparecer na sessão “Loja” ou Comprar” na aba “Explorar”.  

Sabe na lupa onde você faz algum tipo de busca? Então, também tem a sessão “Loja ou “Comprar”, onde aparecem para os consumidores produtos à venda.  

Para marcas que pretendem vender pelo programa, isso pode representar um novo rol de oportunidades. Afinal, por meio dessa aba, não são apenas os seguidores que podem visualizar o conteúdo e comprar os produtos, mas qualquer um que faça uma busca direcionada. 

E mais do que isso. 

Se alguma pessoa está ali, de bobeira, olhando o explorar, mesmo sem buscar nada, pode ser que o produto da página que você gerencia apareça para ela.  

Isso porque o Instagram separa um cantinho ali para mostrar diversos produtos que passam em vídeo, como se fossem slides, e de diferentes segmentos. Assim, mesmo que uma pessoa não esteja procurando um item específico, ela pode se interessar espontaneamente e até mesmo realizar uma compra por impulso. 

Tudo bem que o algoritmo do Instagram é bem espertinho e vai mostrar coisas mais relevantes e que sejam do interesse de cada pessoa que está explorando o espaço. Mas é isso mesmo que você quer: alcançar pessoas que possam realmente ter o interesse em comprar de você. 

As sugestões ocorrem na página principal do “Explorar”, sempre sinalizadas com um ícone de “bolsa”, referente ao Instagram Shopping. Contudo, ao clicar na sessão específica que indicamos, as recomendações são ainda mais personalizadas. 

Checkout

CheckOut é um dos recursos que ainda não foram lançados para todos, mas segue sendo testado em versão beta nos Estados Unidos e em alguns outros poucos países. 

A ideia é que o usuário não precise ser redirecionado para o e-commerce para finalizar a compra, podendo fazê-la dentro do próprio Instagram. Ou seja, mudaria a última etapa do que já está disponível no shopping. 

Dessa forma, não será necessário vincular um site à rede social. Isso ajuda a simplificar ainda mais a jornada de compra, oferecendo uma nova experiência ao usuário, com menos etapas e mais rápida. 

O único ponto relevante é que, aparentemente, o Instagram ganhará uma taxa por cada venda que a página fizer. Nada diferente do que muitas plataformas de e-commerce já fazem, mas vale trazer esse ponto como reforço para quando a solução chegar no Brasil. 

Lembretes para lançamentos e novos produtos em estoque

Essa função vai ajudar a avisar os seguidores sobre um lançamento e a chegada de um produto no estoque e ainda criar aquela sensação de expectativa e ansiedade em geral. 

O recurso funciona por meio de um adesivo que pode ter o nome do produto ou da próxima coleção, e também, daquele relógio de contagem regressiva que tem nos stickers. 

Também será possível criar um post no feed com esse lembrete por meio de uma tag. Os seguidores que clicarem no ícone, vão receber uma notificação push avisando que o dia do lançamento está chegando. Além disso, o recurso também pode notificar quando um produto estiver prestes a esgotar, esgotado e quando ele voltar ao estoque. 

É tipo aquela opção de “lembre-me quando o produto estiver disponível” dos sites, em que você clica e recebe um e-mail lembrete.  

Sendo assim, as marcas vão ter um canal facilitador para estimular as compras em ações de lançamento, sem correr o risco de perder vendas por falta de estoque.  

Contudo, assim como o checkout, esse recurso ainda não está disponível para todos os países. 

Realidade aumentada

O recurso vai ajudar bastante as marcas a não perderem vendas por falta de loja física. Afinal, há ainda seguidores que ficam inseguros de comprar alguns tipos de produto pela internet sem experimentar antes.  

Com o recurso de realidade aumentada, o seguidor poderá se ver com determinado produto, ajudando na tomada de decisões. Para usar esse recurso, as marcas devem usar a tag de marcação de vendas. 

Assim, quando alguém entrar no perfil da página, só precisará clicar na tag de marcação do post ou do story para ser direcionado para uma página específica, que vai mostrar o produto que a pessoa se interessou. 

Ao clicar nele, a câmera frontal dos stories do usuário se abrirá, e ele poderá enxergar como vai ficar com o produto. 

A ideia é que os seguidores tenham mais confiança na compra, a loja não perca vendas pela falta de opção de “experimentar” o produto e, além disso, incentivar que os usuários compartilhem com seus amigos o story 

Isso gera mais visibilidade e as chances de venda crescemInicialmente, apenas algumas lojas de cosméticos e óculos estão experimentando o recurso.

8 dicas para vender mais usando o Instagram Shopping

Quando estamos falando do Instagram Shopping, é importante saber que não basta adicionar os seus produtos na ferramenta e esperar que eles se vendam sozinhos. Assim como qualquer outro canal online, é preciso um esforço de divulgação.  

E, no caso específico das vendas pelo Instagram, é preciso também trabalhar o seu conteúdo para que, ao impactar o público, leve a mensagem e a imagem certas, de forma a incentivar o desejo e as conversões. 

Por isso, aqui vão cinco dicas como vender pelo Instagram Shopping e se aproximar do seu consumidor. 

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