As datas comemorativas têm um papel fundamental para o varejo e o comércio eletrônico, pois são períodos nos quais os consumidores estão mais dispostos à compra.
Além dos resultados imediatos nas vendas, ter uma estratégia adequada para cada ocasião ajuda a marca a manter-se mais próxima dos seus clientes.
No caso do e-commerce, organizar-se com antecedência é fundamental, até para que a operação consiga aproveitar todos os recursos disponíveis no ambiente digital.
Pensando nas estratégias para as datas comemorativas, a proposta é justamente ter ações que permitam ativar vários canais, ampliando as chances de negócio.
Definitivamente, ficou no passado a ideia de que existe concorrência entre as diferenças plataformas. O que está em jogo agora é a experiência do cliente: como ele prefere interagir e comprar da marca?
3 ESTRATÉGIAS PARA USAR EM AÇÕES NAS DATAS COMEMORATIVAS
Planejamento
Antecipar-se às oportunidades. É dessa forma que devemos pensar no planejamento, uma vez que sem organizar o fluxo de trabalho é muito difícil alcançar bons resultados.
No varejo, além da necessidade de fazer uma gestão de estoque mais eficiente, a preparação prévia para as datas comemorativas é fundamental para a comunicação.
A automatização dos processos tem ajudado bastante as lojas, mas para funcionar as campanhas devem ser planejadas, até para que se aproveite os recursos disponíveis no ambiente digital.
Monitoramento
Não faz sentido que as lojas virtuais ignorem o alto volume de informações que dispõem para desenvolver suas iniciativas.
Essa é uma das vantagens do digital: é possível monitorar, praticamente em tempo real, o desempenho das vendas e dos esforços da área de marketing.
Definir os indicadores de desempenho que serão usados nas datas comemorativas é um dos pontos centrais do planejamento. Eles vão servir não apenas para orientar as ações, como determinar os ajustes necessários na estratégia.
Pensando no longo prazo, essas informações também são importantes para que a equipe consiga tornar suas abordagens cada vez mais assertivas.
Comunicação Integrada
Não são apenas os canais de vendas que precisam estar integrados. É essencial que a comunicação siga na mesma linha.
No e-commerce, isso significa preparar adequadamente o ambiente de navegação da loja. Assim, se o cliente foi impactado por uma campanha nas redes sociais ou no WhatsApp, deve encontrar ações específicas também na hora da compra.
Datas importantes para o calendário do e-commerce em 2021
Reunimos a seguir datas importantes para o varejo e o e-commerce em 2021. Mas vale a pena também verificar, dentro do seu nicho de negócio, se não há nada mais específico que possa ser usado como “gancho” para ações de ativação.
1º Trimestre
1 de janeiro – Réveillon
7 de janeiro – Dia do Leitor
25 de janeiro – Aniversário de São Paulo
3 de fevereiro – Volta às aulas
16 de fevereiro – Carnaval
8 de março – Dia da Mulher
15 de março – Dia Mundial do Consumidor
20 de março – Outono
2º Trimestre
1 de abril – Dia da Mentira
2 de abril – Sexta-feira Santa
4 de abril – Páscoa
21 de abril – Tiradentes
23 de abril – Dia do livro
1 de maio – Dia do Trabalho
10 de maio – Dia das Mães
13 de maio – Dia do Automóvel
25 de maio – Dia do Orgulho Nerd
03 de junho – Corpus Christi
12 de junho – Dia dos Namorados
20 de junho – Dia da Revendedora
21 de junho – Inverno
3º Trimestre
13 de julho – Dia do Rock
19 de julho – Dia do Futebol
28 de julho – Dia do Lingerie
30 de julho – Dia Internacional da Amizade
8 de agosto – Dia dos Pais
15 de agosto – Dia da Informática
6 de setembro – Dia do Sexo
7 de setembro – Feriado da Independência
15 de setembro – Dia do Cliente
22 de setembro – Primavera
4º Trimestre
12 de outubro – Dia das Crianças
15 de outubro – Dia do Professor
29 de outubro – Dia Nacional do Livro
31 de outubro – Halloween
2 de novembro – Finados
15 de novembro – Proclamação da República
26 de novembro – Black Friday
29 de novembro – Cyber Monday
25 de dezembro – Natal
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