Datas comemorativas de 2021: saiba como aproveitar oportunidades para vender mais

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janeiro 28, 2021 | | Dicas, E-commerce, Marketing, Mídias Sociais, Varejo e Atacado, Vendas |

As datas comemorativas têm um papel fundamental para o varejo e o comércio eletrônico, pois são períodos nos quais os consumidores estão mais dispostos à compra. 

Além dos resultados imediatos nas vendas, ter uma estratégia adequada para cada ocasião ajuda a marca a manter-se mais próxima dos seus clientes. 

No caso do e-commerce, organizar-se com antecedência é fundamental, até para que a operação consiga aproveitar todos os recursos disponíveis no ambiente digital. 

Pensando nas estratégias para as datas comemorativas, a proposta é justamente ter ações que permitam ativar vários canais, ampliando as chances de negócio. 

Definitivamente, ficou no passado a ideia de que existe concorrência entre as diferenças plataformas. O que está em jogo agora é a experiência do cliente: como ele prefere interagir e comprar da marca? 

3 ESTRATÉGIAS PARA USAR EM AÇÕES NAS DATAS COMEMORATIVAS

Planejamento

Antecipar-se às oportunidades. É dessa forma que devemos pensar no planejamento, uma vez que sem organizar o fluxo de trabalho é muito difícil alcançar bons resultados. 

No varejo, além da necessidade de fazer uma gestão de estoque mais eficiente, a preparação prévia para as datas comemorativas é fundamental para a comunicação. 

A automatização dos processos tem ajudado bastante as lojas, mas para funcionar as campanhas devem ser planejadas, até para que se aproveite os recursos disponíveis no ambiente digital. 

Monitoramento

Não faz sentido que as lojas virtuais ignorem o alto volume de informações que dispõem para desenvolver suas iniciativas. 

Essa é uma das vantagens do digital: é possível monitorar, praticamente em tempo real, o desempenho das vendas e dos esforços da área de marketing. 

Definir os indicadores de desempenho que serão usados nas datas comemorativas é um dos pontos centrais do planejamento. Eles vão servir não apenas para orientar as ações, como determinar os ajustes necessários na estratégia. 

Pensando no longo prazo, essas informações também são importantes para que a equipe consiga tornar suas abordagens cada vez mais assertivas. 

Comunicação Integrada

Não são apenas os canais de vendas que precisam estar integrados. É essencial que a comunicação siga na mesma linha. 

No e-commerce, isso significa preparar adequadamente o ambiente de navegação da loja. Assim, se o cliente foi impactado por uma campanha nas redes sociais ou no WhatsApp, deve encontrar ações específicas também na hora da compra. 

Datas importantes para o calendário do e-commerce em 2021

Reunimos a seguir datas importantes para o varejo e o e-commerce em 2021. Mas vale a pena também verificar, dentro do seu nicho de negócio, se não há nada mais específico que possa ser usado como “gancho” para ações de ativação. 

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