Live Commerce: a nova tendência digital para o varejo e para eventos virtuais

We offer the most creative web designs.

fevereiro 3, 2021 | | Eventos Online, Eventos Virtuais, Feiras e Eventos, Tendências, Varejo e Atacado, Vendas |

As lives ganharam destaque nas estratégias de vendas das empresas e em eventos virtuais. Esse consumo cresceu tanto, que grandes marcas famosas resolveram apostar em “Live Commerce”.  

Está é uma modalidade de venda online que não é totalmente nova, mas, até então, era pouco explorado aqui no Brasil. 

Mas afinal, o que é Live Commerce?

Live Commerce é uma estratégia de divulgação dos produtos no ambiente online que une o streaming e o e-commerce com o intuito de estabelecer confiança entre produto e cliente, aumentando a possibilidade das vendas. Funciona, basicamente, como reviews online, só que ao vivo. 

Esse novo formato já é visto como tendência e que pode revolucionar a indústria do varejo e também dos eventos virtuais, além de poder mudar a forma de consumo das pessoas. 

O consumo de vídeos por meio de transmissões ao vivo vem ganhando a cada dia mais adeptos, especialmente em 2020, as lives caíram no gosto dos espectadores. Segundo uma pesquisa realizada pela Google, 71% dos brasileiros que possuem acesso à internet, assistiram alguma live este ano e outros 38% assistiram 6 ou mais. 

As lives trouxeram uma nova possibilidade para os consumidores, para os varejistas e também para o mercado de eventos: as Live Commerce, Live Streaming Commerce ou Live Shops, uma alternativa para impulsionar as vendas e engajamento por meio do entretenimento. 

Por que apostar em Live Commerce nos eventos virtuais?

Os participantes de eventos virtuais estão cada dia mais antenados e exigentes em relação a engajamento e interação, por outro lado, nem todos estão dispostos a ler longos textos explicando sobre as funcionalidades e benefícios de produtos ou serviços. Além disso, listamos abaixo outros fatores que podem fazer com que a Live Commerce seja torne cada vez mais uma tendência para o mercado de eventos virtuais. 

Como estruturar uma estratégia de Live Commerce?

No Brasil, as Live Commerce ainda estão em processo de maturação, por isso é uma grande oportunidade para empresas e para o mercado de eventos que desejam sair na frente e colher os frutos dessa inovação. 

Conheça o seu público

Para qualquer negócio é fundamental conhecer o público e a persona. Uma live commerce precisa naturalmente de ter consumidores que são engajados digitalmente, se você tem um e-commerce ou já é adepto aos eventos virtuais, isso é sinal de que o seu público é engajado. 

Escolha uma plataforma integrada

Um dos fatores que podem garantir o sucesso da sua live commerce é ter uma plataforma integrada, quanto mais curto o caminho entre a transmissão do vídeo e o carrinho de compras, maior é a possibilidade de fechar a venda. 

Com a e.vents_LAB, a nossa plataforma de eventos virtuais, as possibilidades dobram de tamanho. Já é possível organizar um evento online, divulgar e promover produtos e/ou serviços pelos estandes virtuais fazer a live commerce no auditório ou no próprio estande. Além disso, a e.vents_LAB já possui e-commerce integrado, podendo ser próprio ou da plataforma, tudo isso para facilitar a jornada de compra do visitante. 

Cenários e tendências em Live Commerce

No Brasil, as Live commerces ainda estão em um processo tímido de estruturação, mas em outros países, elas já estão mais consolidadas. Na China, o mercado já movimenta dezenas de bilhões de dólares. 

Na China, uma das hipóteses para o sucesso exponencial das estratégias de Live Shop é que o país já conta com uma infraestrutura sólida de rede 5G, o que garante uma boa conexão dos usuários ao assistir às transmissões ao vivo. 

De um modo global, a tendência é que o live shop continue em crescimento e expansão. Novas ferramentas podem impulsionar ainda mais esse mercado, tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada que podem fazer com que os consumidores sejam mais estimulados pelas transmissões e realizem ainda mais compras, ao perceber a possibilidade de “experimentar” de forma virtual um produto. 

Fique ligado(a) no nosso blog e acompanhe nossos conteúdos semanalmente.

Você já conhece a e.vents_LAB 

A mais completa plataforma customizável para geração de negócios e soluções para eventos virtuais, feiras online e híbridas. 

(11) 3877-1264

FALE COM A GENTE!

A e.vents_LAB é um produto oficial da agência CSS - Creative Sales Solutions.

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS