Vendas remotas, social selling e transformação digital são algumas das tendências de vendas em 2021.
É fácil concordar que 2020 foi um ano bastante atípico para todos nós. A pandemia causada pelo novo COVID-19 trouxe a necessidade de isolamento social e, com ele, muitas empresas precisaram se adaptar ao chamado “novo normal”.
Embora as atividades comerciais não tenham parado, o distanciamento forçou empresas a repensar em suas estratégias de vendas. As vendas remotas, por exemplo, se tornaram regra mesmo entre alguns negócios que nunca tinham adotado o modelo.
Agora olhando para as lições aprendidas em 2020, já é possível dizer quais serão as principais tendências em vendas para 2021 e como está novidade irá impactar a área comercial. Confira!
1. Vendas à distância
De acordo com o estudo Panorama PMEs: os impactos da COVID-19 e os passos para a retomada, feito em conjunto pela Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas Grandes Negócios, 76,4% das empresas adotaram o trabalho remoto ou a flexibilidade de horários no período de pandemia.
Agora em 2021, vender à distância deve ser uma tendência que se mantém, o que deve impactar o trabalho dos vendedores e a estratégia da empresa.
Isso porque a venda remota requer que o processo comercial seja redesenhado e que os vendedores adaptam seus discursos de vendas, gerando valor e encantamento. Nesse contexto, saber ouvir quem está do outro lado da linha é fundamental.
2. Omnichannel e multichannel
O período de distanciamento social forçou muitas empresas a desenvolverem seus processos de vendas sem espaços físicos. Uma pesquisa mostrou que as vendas em e-commerces, por exemplo, cresceram mais de 110% em junho de 2020, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Nesse contexto, proporcionar uma experiência omnichannel (que integra diversos canais) ou multichannel (que oferece diversos canais para o cliente escolher em qual quer comprar) é cada vez mais necessário.
Para atender a essas expectativas, empresas precisam experimentar diferentes canais, além de oferecer uma boa experiência independentemente de canal ou dispositivo.
3. Interações humanas
Combinar interações humanas e digitais é outra tendência para o próximo ano. Mesmo que agora as vendas sejam cada vez mais digitais, a interação pessoal continua sendo uma parte essencial do processo comercial.
Ligar o vídeo durante a venda, por exemplo, é uma boa maneira de mostrar que tem uma pessoa de verdade do outro lado da linha.
4. Social selling
O social selling não é exatamente uma novidade, mas ganha mais relevância nesse contexto de pandemia e pós-pandemia.
Como o nome sugere, a venda social, consiste em construir relacionamentos e vender mais, usando, para isso, redes sociais como Instagram e LinkedIn. Com a pandemia, essas plataformas se tornaram ferramentas de prospecção e abordagem ainda mais valiosas, já que essas ações migraram para o digital.
5.Transformação digital
Umas das principais tendências para 2021 é a aceleração da transformação digital em vendas.
Para que o processo comercial seja considerado digital, não basta usar alguma plataforma digital, como anúncios ou redes sociais. Essa mudança precisa incluir todas as áreas e rotinas da empresa.
Em vendas, as mudanças vão desde o modelo de aquisição de clientes até a assinatura de contratos, passando pela abordagem e negociação. Além disso, também deve incluir uma mudança cultural e de processos.
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